Pense nos ícones
Fique de olho na mensagem que cada símbolo escolhido para seu restaurante
passa para seus clientes, mesmo que inconscientemente. Reflita sobre como
eles combinam ou não com a proposta e missão do seu negócio e com o
público com quem você quer atingir.
Funcionários são embaixadores da sua marca
Os funcionários são os primeiros embaixadores e representantes da sua
marca, portanto o treinamento é muito importante. Eles precisam conhecer sua
empresa tão bem quanto você, isso ajudará a conquistar a confiança e fidelizar
os clientes. Também é uma forte mensagem sobre como sua empresa lida com
seu time e demonstra cuidado e preocupação tanto com os funcionários quanto
os clientes.
Seus clientes são de casa
O tratamento personalizado é algo importante para cativar seus clientes. Fuja
da impessoalidade, tente se lembrar de clientes recorrentes e demonstre isso.
Aproximar-se do cliente – de forma respeitosa e não invasiva – é uma ótima
maneira de fidelizá-lo.
Eleja seu boi de piranha
Segundo Martinelli, ele é o produto que atrai as pessoas, vendido com baixa
margem de lucro ou até mesmo com prejuízo. Ele acabará levando as pessoas
a consumir outras coisas que vão aumentar o ticket médio. Ele atrai, mas
manter o cliente dentro do restaurante é papel da equipe.
Transforme produtos e acessórios em mídias valiosas e eficientes
O cardápio é um veículo de comunicação, assim como podem ser os
guardanapos, as embalagens dos produtos e os veículos da frota. E como são
mídias de sua propriedade você não precisa pagar nada pela veiculação.
Sempre divulgue as novidades
A marca tem um ciclo de vida e precisa se renovar para continuar relevante.
Ela precisa deixar claro quais são as mudanças: no cardápio, no layout das
lojas, nos preços, em novos serviços. E não precisa ser nada custoso. Um
garçom pode fazer isso com facilidade e educação. Avisos nos cardápios ou
dentro do próprio restaurante também funcionam (confira novamente a dica 7).
Confete é bom para a empresa
“Jogar confete na gente mesmo é visto como algo egocêntrico, mas em outros
países isso é muito comum”, afirma Martinelli. Saiba se empolgar pelas coisas
boas realizadas pela sua rede ou restaurante para transmitir isso para seus
consumidores. Mas seja realista, nada de se valorizar por coisas que não fez
ou que não são verdade.
Visual é tudo
O mobiliário de seu restaurante é seu cartão de visita cadeiras e mesas com marca de
companhia de bebidas rotulam seu estabelecimento cuidado, mesas e cadeiras bem
colocadas e com visual agradável (um colorido discreto) o conforto e fundamental, a
historia que o cliente tem que sair rápido, pode sair para sempre, conforto é
fundamental.
Na hora de escolher moveis para restaurante, cadeiras e mesas para seu restaurante,
lanchonete, ou refeitório industrial, consulte empresa qualificada.